quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ganhe uma camiseta do Greenpeace/Volkswagen

Atenção Amigos do Blog!

A volkswagen em parceria com o Greenpeace está dando camisetas para quem ajudar a 'salvar' a empresa do lado negro da força!

A Volkswagen foi seduzida pelo lado negro da Força. Ela ameaça nosso planeta ao se opor em reduzir suas emissões de CO2.  
  


Junte-se à Rebelião e salve a Volkswagen do lado negro da Força  
 
Cada Jedi envolvido na Rebelião ganhará uma página especial em nosso site. Envie esta página para seus amigos, eles também podem descobrir sobre nossa campanha e juntar-se à Rebelião.  
 
A cada pessoa que visitar a sua página, você ganha 1 Ponto da Força. Para cada um que se unir à Rebelião através da sua página, você ganha 5 Pontos da Força.  
  
À medida em que o seu poder cresce, você ganha direito a usar ferramentas e reunir novos amigos para fazer a sua Rebelião crescer.  
 
Reúna cinco pessoas para ver sua página, ou assinar a petição, e você ganhará o seu primeiro amigo!    
Quem completar todas as suas habilidades e amigos, ganha uma camiseta do Greenpeace, edição limitada, para trocar por seu manto Jedi.  
 
Junte-se a nós. Você é nossa única esperança.  

Link da Promoção para ganhar a camisa:



Trailer legendado Sherlock Holmes 2: O jogo de sombras

Teaser legendado do Novo Spider Man

Ashton Kutcher substitui Sheen na abertura de 'Two and a half men'

O canal americano CBS divulgou nesta quinta-feira (28) um novo pôster da próxima temporada de "Two and a half men". Na imagem, Ashton Kutcher aparece de smoking ao lado de Jon Cryer e Angus T. Jones na famosa abertura do programa, que traz os atores cantando o tema do seriado.


Kutcher, o único de gravata borboleta vermelha, ocupa a posição central, que pertencia a Jones. Este agora fica no lugar que era ocupado por Charlie Sheen. A nova temporada de "Two and a half men" estreia em 19 de setembro nos EUA.

Álcool pode aumentar a capacidade de aprender

Homer Simposon deve estar orgulhoso de seu estilo de vida. Pesquisadores da Universidade do Texas, EUA, descobriram que o álcool melhora a memória de partes específicas do cérebro.


Hitoshi Morikawa, líder do estudo e neurologista do Centro Waggoner de Pesquisa em Álcool e Dependências da Universidade do Texas, em Austin, junto com uma equipe de pesquisadores da mesma universidade descobriram que a exposição ao etanol aumenta a plasticidade sináptica no cérebro, ou seja, a forma como as células alteram sua capacidade de intercomunicação.

Beber álcool não é geralmente vinculado positivamente à aprendizagem e à memória – muito pelo contrário. Porém, o estudo encontrou evidências de que o consumo frequente de etanol aumenta a plasticidade sináptica no cérebro, o que, segundo Morikawa, sugere que a dependência de álcool e de drogas é um distúrbio de memória e de aprendizagem.


“Normalmente, quando falamos de aprendizagem e memória, estamos falando de memória consciente”, explica Morikawa. “O álcool diminui a nossa capacidade de absorver pedaços de informações como o nome do seu colega, a definição de uma palavra ou onde você estacionou seu carro nesta manhã. Porém, nosso subconsciente é capaz de aprender e lembrar também, e é nesse nível que o álcool pode realmente melhorar nossas capacidades intelectuais”, defende.

Segundo Morikawa, beber álcool ou usar drogas ensina nosso subconsciente a consumir cada vez mais, mas, ao mesmo tempo, nos torna mais receptivos à memória subconsciente relativa a pessoas, comidas, músicas etc. Morikawa também observou que não é o álcool em si que dá prazer aos dependentes da substância, mas sim a combinação de elementos comportamentais, fisiológicos e ambientais que são aumentados quando o álcool provoca a liberação de dopamina no cérebro.

Segundo a pesquisa, o álcool toma controle do sistema dopaminérgico e diz ao nosso cérebro que o que estamos fazendo é “gratificante” e vale a pena repeti-lo. Aprendemos também que ir ao bar ou conversar com os amigos é igualmente gratificante.

“As pessoas geralmente pensam na dopamina como um transmissor de felicidade ou de prazer, mas de forma mais precisa, é de um transmissor de aprendizagem “, conta Morikawa. “Isso fortalece as sinapses que estão ativas quando a dopamina é liberada.”

Quanto mais atividades a pessoa faz enquanto bebe, mais dopamina é liberada. Isso leva à maior probabilidade de que essas sinapses sejam repetidas.

Com esse conhecimento, Morikawa gostaria de criar uma “anti-dependência” de droga, que faria o caminho exatamente contrário: enfraquecer essas sinapses, em vez de fortalecê-las, como o álcool e as drogas fazem. Isso apagaria completamente o vício da memória subconsciente de uma pessoa.

“É meio assustador, porque teríamos o potencial de controlar a mente das pessoas com essa substância”, admite. “Nosso objetivo, porém, é mais nobre: reverter da mente aspectos controladores de drogas viciantes”

AAAAAH CERVEJA!

 Fonte

quarta-feira, 27 de julho de 2011

"11 homens e um segredo" da vida real

Conheça como foi o maior roubo de diamantes da história!


Quando foi: Entre 15 e 16 de fevereiro de 2003.

Onde foi: No Centro de Diamantes de Antuérpia, na Bélgica. Para quem não sabe a Antuérpia é conhecida como centro mundial de lapidação de diamantes e por seu porto, um dos maiores do mundo, estima-se que 80% dos diamantes do mundo passam pelo local, movimentando um mercado bilhonário. Por causa disso, ela detêm um sistema de segurança considerado um dos mais invioláveis do mundo, um local provido de 160 cofres e um dos mais sofisticados sistemas de segurança.

Como foi: Durante dois anos, quatro ambiciosos ladrões italianos da célebre "escola de Torino" uma sociedade secreta de ladrões planejaram um assalto a esses cofres. Fez parte do plano deles alugar uma sala no edifício para observarem o sistema de segurança e providenciarem cópias das chaves dos locais estratégicos. Em fevereiro de 2003, eles entraram em ação. Colocaram imagens pré-gravadas em todas as câmeras de segurança, burlaram o sistema de alarme e esvaziaram 123 cofres. O ação ocorreu num fim de semana, e a polícia só descobriu o roubo na segunda-feira. As pedras roubadas valiam US$ 100 milhões.  Mas estima-se que o valor real chegou a R$ 800.000.000, isso mesmo, oitocentos milhões de reais.   

Desfecho: a polícia investigou todas as pessoas que alugavam salas comerciais no prédio, mas uma chamou a atenção, um homem italiano que nunca havia negociado nenhum diamante desde que a sala havia sido alugada. Através dessa e outras pistas eles chegaram a prender o líder do grupo, mas os itens roubados nunca foram recuperados. Quanto aos outros: Evaporaram. Ninguém foi pego.

Belas filhas dos famosos

Eve Hewson, filha de Bono Vox


Jane Carrey, filha de Jim Carrey


Jesica Springsteen, filha de Bruce Springsteen


Katherine Shwarzenegger, filha do Governator Arnold Shwarzenegger


Lauren Harris, filha do baixista do Iron Maiden Steve Harris


Lorraine Nicholson, Filha de Jack Nicholson


Sophie Simmons, filha de Gene Simmons (baixista do Kiss)


Amber LeBon é fruto da união de uma modelo com Simon LeBon, do Duran Duran


Georgia May Jagger e Elizabeth Jagger filha de Mick Jagger



Alexandra e Theodora, filhas de Keith Richards, guitarrista da banda Rolling Stones


Liv Tyler filha de Steven Tyler do Aerosmith



Zoe, filha de Lenny Kravitz


Kimberly, filha de Rod Stewart





India Waters, filha de Roger Waters, do Pink Floyd

terça-feira, 26 de julho de 2011

O impostor do pânico no funeral de Amy Winehouse

No dia 26/07 ocorreu o funeral de Amy Winehouse, aberto somente a amigos e familiares da cantora, mas como veremos a seguir isso não foi um obstáculo para o humorista do programa pânico na tv. Ele até chegou a dar entrevista a uma emissora de tv alemã como se fosse conhecido da personalidade.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Regras para solteiros


O que não se pode fazer JAMAIS:

1. Nunca se apegue! Todos os males que uma pessoa sofre são advindos do apego, seja por bens materiais e é claro, por pessoas. Trocando em miúdos, é pegar e não se apegar!

2. Nunca corram atrás de uma mulher que já te deu mais que dois foras, isso já é falta de vergonha! Não se rebaixe.

3. Ficar falando de ex-namorada, falar de seus problemas pessoais, isso nunca, JAMAIS. Ela já deve ter os problemas dela, e não ta querendo ficar ouvindo os seus. Conte uma piada que é melhor.

4. Seja diferente, o comum não costuma atrair as melhores mulheres. Use algo diferente, fale coisas diferentes, invente, tente. Cuidado para não ser barango também. Mas lembre-se: O comum não atrai!

5. Demonstre que você é discreto para as mulheres. Mas é pra ser discreto e não tímido. Seja apenas discreto, isso faz a mulher pegar confiança em você..Não fale de outras mulheres para elas, no que diz respeito sobre o que já fez ou já deixou de fazer com determinada mulher. Demonstre discrição, assim ela pega confiança e sabe que você não vai ficar contando tudo pra todo mundo. Lembre-se “Quem come calado, come duas vezes” ou mais.

6. Nunca entre em contato com a menina no dia seguinte de ter ficado com ela, nunca mande mensagem de celular, e-mail, se tiver o MSN dela: bloqueie. Se ela mandar algo pra você, responda no outro dia.

7. Nunca escreva depoimento no orkut para mulher que você esteja ficando.

8. Trate bem todas as mulheres, ligue de vez em quando, chame para sair, faça elogios (os elogios têm que ser bem humorado, em tom de brincadeira). Se falar muito sério a mulher vai ficar se achando. Mas ligue para muitas, muitas mulheres, quanto mais contatos melhor.

9. Nunca declare para uma mulher, nem fale que está gostando dela, que adora ficar com ela, se você fizer isso, ela vai achar que você está nas mãos dela, não terá medo de te perder e ela começará te tratar de maneira diferente, a esnobar, fazer charmes entre outros. Elas têm que estar sempre com o pé atrás. Senão elas pisam mesmo!

10. Não conte vantagens perto de mulher, elas detestam. Mas demonstre suas superioridades de maneira indireta. Para não ser taxado de metido. Mas todos sabem que mulher adora superioridade, poder, portanto você não somente pode como deve demonstrar todos que você possui sem ser alarmante. 

11. Quando estiver ficando com uma garota pela primeira vez, não fique combinando o outro dia, vai assustar a garota. E você nem sabe quais são os interesses dela. Fique com ela, curta o momento. Nada de pensar no Depois.

12. Ta quebrado? Sem grana? Fique em casa então. Sair pra ficar contando quantas cervejas que vai dá no final é o DESASTRE. Então fale que vai estudar que tem trabalho pra fazer. Dinheiro não compra tudo, mas satisfaz os seus desejos temporariamente. Sem grana não dá. Literalmente.

13. Não saia sem carro. Ou então saia a pé e passe raiva! Toda mulher é mercenária sim, não só as mulheres, como todas as pessoas.

O que pode fazer e DEVE fazer:

14. Quando pegar uma mulher gata com filme legal, desfile com ela o máximo possível. Mulher adora homem FODÂO. Faça sua fama. Afinal, quem tem fama vai pra cama.

15. Tomou fora? Não fique desesperado. Pegue outra, tem milhões de mulheres no mundo. E as pessoas são totalmente substituíveis. È foda enxergar isso, mas é a pura verdade.

16. Dê alguns foras, em mulheres feias e bonitas. Faz fama, eleva moral.

17. Tenha no carro musicas do Jack Johnson. Elas adoram.

18. Aprenda a tocar pelo menos uma musica BOA, no violão, de preferência uma que todas saibam cantar.

19. Mande mensagem no celular delas de madrugada. È a hora que elas mais gostam. Não sendo possível, mande por volta das 23h30min é quando a maioria ta deitada na cama de deprê estando assim mais aceitáveis.

20. Cuide da aparência, se for feio, que seja pelo menos um feio arrumadinho.

sábado, 23 de julho de 2011

Cientistas encontram maior quantidade de água do Universo

Registro foi feito ao redor de buraco negro a 12 bilhões de anos-luz daqui.
Volume de água é 140 trilhões de vezes o dos oceanos da Terra.

Astrônomos descobriram a maior quantidade de água já registrada no Universo a uma distância de mais de 12 bilhões de anos-luz da Terra. A quantidade de água equivale a 140 trilhões de vezes todo o volume de água nos oceanos de nosso planeta.

A grande quantidade de água se encontra na forma de vapor, em volta de um quasar chamado APM 08279+5255. Um quasar é o núcleo de uma galáxia, confinado num espaço pequeno, em relação à sua massa, que abriga um buraco negro. Nesse quasar específico, há um buraco negro com 20 bilhões de vezes a massa do Sol, que produz uma quantidade de energia equivalente a um quadrilhão de vezes à da nossa estrela. 


A água está em forma de vapor e ajuda a compreender a natureza do quasar. A medição desse vapor e de moléculas de outros tipos, tais como monóxido de carbono, sugerem que há gás suficiente para alimentar o buraco negro até que ele atinja seis vezes seu tamanho.

O gás liberado por esse buraco negro está numa temperatura de 53º C negativos, o que é cinco vezes mais quente que os gases soltos na Via Láctea. O vapor d’água da Via Láctea fica congelado, e também por isso a quantidade de água em nossa galáxia é 4 mil vezes menor que no quasar.

“O ambiente em volta desse quasar é muito peculiar e por isso produz essa grande massa de água”, disse Matt Bradford, pesquisador da Nasa. “É mais uma demonstração de que a água é dominante por todo o Universo, mesmo nos tempos mais primórdios”, completou.

A pesquisa foi desenvolvida por dois grupos de astrônomos, formados por cientistas ligados a diversos institutos. A descoberta foi publicada pela revista “Astrophysical Journal Letters”.

Fonte

O Clube dos 27

Parece que o "clube dos 27 anos" acaba de ganhar um novo membro: Amy Winehouse.

Para quem não sabe, esse clube se refere a músicos lendários que tem algo em comum:  ambos morreram aos 27 anos. Algumas mortes são inexplicáveis até hoje.

Confira quem são eles:


01 - Jim Morrison


James "Jim" Douglas Morrison (Melbourne, 8 de dezembro de 1943 — Paris, 3 de julho de 1971) foi um cantor, compositor e poeta norte-americano, vocalista da banda de rock The Doors. Sua morte é um mistério até hoje, alguns acreditam que Morrison foi assasinado, mas os laudos medicos apontam um "ataque cardiaco".


 02 - Robert Johnson 


Robert Leroy Johnson (8 de maio, 1911 – 16 de agosto, 1938) foi um cantor e guitarrista norte-americano de blues. Até hoje é considerado "o mais importante cantor de blues que já viveu", ficou em quinto lugar no ranking dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos da revista Rolling Stone. Reza a lenda que Johnson vendeu sua alma ao diabo na encruzilhada das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, Mississippi, em troca da proeza para tocar guitarra e ter sucesso, o mito ganhou força devido às letras de algumas de suas músicas, como "Crossroads Blues", "Me And The Devil Blues" e "Hellhound On My Trail". O mito também é descrito no filme de 1986 Crossroads e no episódio 8, da segunda temporada da série Supernatural.

 03 - Kurt Cobain 


Kurt Donald Cobain (Aberdeen, 20 de Fevereiro de 1967 — Seattle, 5 de Abril de 1994) foi um cantor, compositor e músico estadunidense, mais conhecido como o vocalista e guitarrista da banda de grunge Nirvana. O Nirvana foi considerada a banda "carro-chefe da Geração X", e seu vocalista, Kurt Cobain, viu-se com ungido pela mídia como porta-voz da geração, mesmo contra sua vontade. Desde sua estréia, o Nirvana, com Cobain como compositor, vendeu mais de 25 milhões de álbuns nos Estados Unidos, e mais de 50 milhões em todo o mundo. Cobain é lembrado como um dos músicos de rock mais famosos da história da música alternativa. Ele foi classificado pela revista Rolling Stone como o 12º maior guitarrista de e o 45º maior cantor de todos os tempos. Sua morte também é um mistério, é alegada como suicidio mas muitos acreditam que ele possa ter sido assasinado.

04 - Jimi Hendrix 


James Marshall "Jimi" Hendrix (nascido Johnny Allen Hendrix; Seattle, 27 de novembro de 1942 – Londres, 18 de setembro de 1970) foi um guitarrista, cantor e compositor norte-americano. Frequentemente é citado por críticos e outros músicos como o maior guitarrista da história do rock. Morreu devido a uma overdose aos 27 anos, sufocando - se com seu próprio vômito amarrado em uma maca a caminho do hospital.  

05 - Brian Jones 


Lewis Brian Hopkin Jones (Cheltenham, Gloucestershire, 28 de fevereiro de 1942 — Essex, 3 de julho de 1969) foi um músico inglês e membro-fundador da banda The Rolling Stones. Ele convidou Jagger e Richards, em 1962, para formar uma banda, que se chamaria The Rolling Stones. Brian acabou por ceder ao uso abusivo de drogas, o que lhe valeu o desprendimento do grupo em 8 de Junho de 1969. Menos de um mês depois, no dia 3 de julho, Brian foi encontrado afogado na piscina de sua casa.

06 - Janis Joplin


Janis Lyn Joplin (Port Arthur, 19 de Janeiro de 1943 — Los Angeles, 4 de Outubro de 1970) foi uma cantora e compositora norte-americana. Considerada "a Rainha do Rock and Roll", "a maior cantora de rock dos anos 60. Vítima de overdose de heroína possívelmente combinada com efeitos do alcool. Sua morte ocorreu quando tinha apenas 27 anos. Ela hoje é lembrada por sua voz forte e marcante, bastante distante das influências folk mais comuns em sua época, e também pelos temas de dor e perda que escolhia para suas músicas.

07 - Pete Ham 


William Peter Ham (Swansea, 27 de abril de 1947 — Londres, 24 de abril de 1975), mais conhecido como Pete Ham (ou Peter Ham), foi um músico e guitarrista galês, membro da banda de rock britânica Badfinger. O Musico foi roubado por  Stan Polley,  próprio empresário na época, o que o levou até uma ruína financeira e profunda depressão levando-o a cometer suicidio por enforcamento no dia 24 de abril de 1975. 

08 - Amy Winehouse 


Amy Jade Winehouse (Londres, 14 de setembro de 1983 — Londres, 23 de julho de 2011) foi uma cantora e compositora de soul, jazz e R&B do Reino Unido. Amy foi encontrada morta em sua casa, em Camden, Londres, no dia 23 de julho de 2011, , aos 27 anos. A informação teria sido divulgada pelo jornal The Daily Mirror e confirmada pela polícia inglesa. O Jornal The Sun, divulgou notícia sobre a morte, informando que a polícia foi chamada, a uma propriedade ao norte de Londres, devido a uma mulher ter sido encontrada morta. Há grandes suspeitas sobre ela ter tido uma overdose, mas como ela possuía arritmia, um colapso cardíaco não está descartado. 

Dragon Ball de Portugal!

Amigos, sempre compartilhando!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dicionário do Homem

10 regras da amizade

Os 10 atores mais machos do Cinema

Dono de site que exalta 'gauchismo' personaliza o facebook

Extensão de O Bairrista para o Facebook, o Facebook Bagual, transforma o "Curtir" em "Afudê", entre outras modificações.

Gaúchos e simpatizantes: a partir desta sexta-feira, vocês poderão se expressar como no Rio Grande do Sul também no Facebook. Graças a uma iniciativa de O Bairrista, todo gaúcho ou adepto do gauchismo que sente falta de usar seus regionalismos na rede social, poderá finalmente se expressar. O projeto encabeçado pelo dono do perfil O Bairrista no Twitter e dois amigos que são sócios do coletivo de ideias Kintal.org traduz os principais termos do Facebook para gírias gauchescas no Facebook Bagual: "Like" ou "Curtir" em português vira "Afudê", "Unlike" vira "Palha", e "Poke" ou "Cutucar" vira "Inticar", "como deveria ser desde o início", brincam os rapazes por trás da ideia.

Para aqueles que desconhecem O Bairrista, perfil de Twitter (@o_bairrista) por trás do jornal fictício que exalta (e ao mesmo tempo satiriza) os principais acontecimentos do Rio Grande do Sul, é importante saber que em um ano de vida, ele já conquistou mais de 36 mil seguidores. E que as piadas que antes eram apenas posts no Twitter ganharam um site, www.obairrista.com, no início deste ano, que funciona tal qual um jornal, mas traz notícias irônicas sobre o que ocorre no Estado. Agora, O Bairrista ganha uma extensão para o Facebook.

"A frequência é a mesma de um jornal comum, como qualquer site de notícias é atualizado. Cai um treinador ou um carro no arroio Dilúvio. Morre um político ou faz um dia de muito calor. Geralmente, posto pela manhã, que é quando se deve ler um jornal, e no início da tarde. Mas se algo extraordinário ocorrer, como a morte do Bin Laden, por exemplo, que foi num domingo à noite, daí me obrigo a postar algo", contou Jr. Maicá, o responsável pelo O Bairrista, em conversa por e-mail com o Terra. Sobre a morte de Osama bin Laden, um de seus posts no Twitter era: "EXCLUSIVO: Militar dos EUA que executou Bin Laden recebeu treinamento da Brigada Militar em Alvorada". Alvorada é um município próximo de Porto Alegre, um dos mais violentos do Estado.

O gaúcho por trás de O Bairrista é Jr. Maicá, um porto-alegrense de 26 anos que atualiza diariamente o perfil de O Bairrista no Twitter e o site. Em conversa com o Terra, ele contou que a ideia de criar um perfil para os gaúchos, conhecidos em todo o País por seu orgulho às vezes exacerbado, e logo pelo bairrismo, "não foi nenhuma ideia difícil de ter". "Foi surgindo aos poucos. Um pouco de vontade de escrever, um pouco de observação dos nossos costumes, das nossas manias de gaúcho. É mais para provar que a internet é mais do que postar fotos fazendo biquinho no Orkut", afirma o jovem. Já a ideia da extensão para o Facebook ele diz que simplesmente "pintou", mas teve como referência um plugin pra Firefox chamado OilStandard, criado há alguns anos, que converte os valores em "dinheiro" para o correspondente em barris de petróleo.

Ao lado de Jr. Maicá estão os jovens Pablo Dias, homeofficer profissional como ele mesmo se apresenta, também de 26 anos, e Andre Azeredo, publicitário de 29, sócio de Pablo na Kintal.Org. Para instalar a extensão, é preciso ter um dos navegadores para os quais ela foi criada, Google Chrome ou Mozilla Firefox, e acessar a página http://kintal.org/o_bairrista. Depois de instalada é só usar o Facebook normalmente, sem termos os "brazileiros" (sic), que é como os jovens se referem às expressões não gaudérias, e "com uma aprazível bandeirinha da República Riograndense pra marcar território", explicam.
De acordo com os jovens, eles já pensam em novas versões dessa extensão, onde a ideia é "traduzir toda a internet para os gaúchos, com "pila" ao invés de R$, "piá" ao invés de "criança", refri, churras, ceva, guri" e demais expressões utilizadas no Rio Grande do Sul. "Ainda não temos previsão desta nova versão. Estamos pensando em como vai funcionar e fazendo testes, aos poucos, porque o investimento é zero e o tempo que temos disponível é bem curto", afirmam.

Mas qual é objetivo de tanto esforço para uma extensão gratuita e voltada aos gaúchos, mais um povo dentre os vários do Brasil? Eles explicam: "O objetivo é permitir que os gaúchos tenham um Facebook do qual eles se orgulhem. Chega de estrangeirismos, queremos um Facebook Gaudério, um Facebook Bagual, um Facebook Bairrista". Por ora, essa é uma iniciativa de três pessoas que levam a sério suas piadas, sem nenhuma marca de patrocínio por trás.

Fonte

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Linguagem corporal feminina

Relação entre as tatuagens e as partes do corpo

O que é Cigarro eletrônico?

Sendo muito disseminados poucos anos atrás, os cigarros eletrônicos vão, aos poucos, retornando ao Brasil. Alguns filmes, como “O Turista” (com Angelina Jolie e Johnny Depp) mostram e até explicam um pouco mais sobre o funcionamento desse tipo de dispositivo, incentivando a curiosidade e até mesmo o consumo do produto.

Johnny Depp fumando cigarro eletrônico no filme "O turista".

 Em 2009, o aparelho não era encontrado por menos de 200 reais, mas hoje pode ser comprado em sites de importação por cerca de 10 dólares. A diminuição no preço é outro fator que está fazendo com que muitos comprem o produto por curiosidade, mesmo sem saber os riscos que podem estar correndo ao utilizá-lo.
O que é?


Di Caprio fumando cigarro eletrônico enquanto andava de bicicleta pelas ruas de NY.

Um cigarro eletrônico não é nada além de um dispositivo eletrônico que tenta imitar, em forma e função, um cigarro comum. Para isso, o aparelho é dividido em três partes principais: cartucho (filtro), parte eletrônica e bateria. Além disso, muitos modelos ainda oferecem uma luz na ponta, simulando a brasa.

Há fabricantes que afirmam que ele é criado para diminuir o vício de algumas pessoas, pois a dose de nicotina pode ser diminuída com o decorrer do tempo.  Existem vários estudos que mostram que uma porcentagem dos fumantes fuma por hábito, não por vício. E é com base nesses estudos que os produtores de e-cigarette se baseiam para vender os produtos.

Muitos afirmam também que os cigarros eletrônicos são apenas recreativos, pois a quantidade de nicotina utilizada nos cartuchos é menor do que o necessário para viciar uma pessoa. A verdade é que não existem padrões na fabricação deles, por isso não se pode afirmar exatamente se o aparelho é nocivo ou não (o que se sabe é que alguns cartuchos possuem nicotina em altos volumes, sendo eles prejudiciais).

Nós ouvimos uma especialista na área para trazer um parecer mais estruturado. Segundo a Dra. Roseni Teresinha Florencio (pneumologista com consultório em Curitiba), “o cigarro eletrônico é um dispositivo que permite ao seu usuário inalar vapor de substâncias que, a princípio, podem ou não conter nicotina.”. Ela diz ainda que eles “podem causar dependência da mesma forma que o cigarro comum o faz”.

Como Funciona?



O cigarro eletrônico funciona de maneira relativamente simples. O “fumante” puxa o ar pelo cartucho (onde estão a água e as substâncias químicas, que podem ser aromatizantes, essências e até mesmo nicotina), ao mesmo tempo em que o dispositivo eletrônico é acionado para acender a pequena lâmpada de LED e ativar o atomizador.

Esse atomizador (ou nebulizador) retira a água do cartucho e a transforma em vapor. Por essa razão, a fumaça solta pelo usuário do aparelho não é dotada de aroma (a menos que sejam utilzadas essências). Também há informações de que ela não é prejudicial à saúde dos fumantes passivos, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não confirma isso.

Como ele funciona à bateria, é necessário recarregar os cigarros eletrônicos após algum tempo de uso. Para isso, eles são construídos com conectores USB que, ligados aos computadores, restauram a carga do aparelho por meio da transmissão de energia elétrica.



Proibição no Brasil

Em agosto de 2009, a Anvisa proibiu a comercialização de cigarros eletrônicos em todo o território nacional. O texto publicado no diário oficial da União, no dia 28 de agosto daquele ano, diz que estão banidas a comercialização, distribuição, propaganda e importação de qualquer cigarro eletrônico ou variante que alegue ser substituto do cigarro comum.

A Agência afirma que, além das substâncias cancerígenas dos cigarros, os e-cigarettes ainda possuem outros elementos ainda mais nocivos à saúde (nitrosamina e dietilenoglicol). Já a OMS diz que não há provas de que eles sejam realmente saudáveis (como afirmam os fabricantes)

Nos Estados Unidos, apenas alguns estados proíbem a comercialização dos aparelhos, enquanto outros legalizam a venda e alguns vetam apenas que menores possam consumi-los. Outros países dividem opiniões acerca deles. Na China, a prática é legalizada, mas os preços cobrados pelos cigarros comuns são muito mais baixo do que o gasto com e-cigarros.

As 10 paisagens mais impressionantes do mundo

1. Cachoeira Seljalandsfoss, Islândia




2. Preachers Rock, Preikestolen, Noruega



3. Skaftafeli, Islândia 




4. Lago Plitvice, Croácia

  


5. Cavernas de Mármore, Chile Chico, Chile 




6. Capilano Suspension Bridge, Vancouver, Canadá

  


7. Vale dos Dez Picos, Moraine Lake, Canadá

  


8. Cachoeira Multnomah Falls, Oregon, EUA

  


9. Benteng Chittorgarh, Índia




10. Monte Roraima, Venezuela

Obs: esse último me lembrou os cenários de Dragon Ball! hhehe